Sobre

“As Andanças por Terra e Mar do Cavaleiro da Ilha da Vera Cruz”

Este romance gráfico, de autoria de André Caliman, traz as aventuras de um jovem português no fim do século XV, durante o ápice da Era das Navegações e a iminência da chegada oficial européia à Ilha de Vera Cruz, ou Brasil, como seria chamado depois.

“PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.”

Inspirando-se no formato de publicações em quadrinhos dos anos 40, o autor propõem publicar duas páginas semanais neste blog, até completar as 110 páginas totais (divididas em 10 capítulos de 11 página cada). Portanto, o blog funcionará ininterruptamente ao longo de cerca de um ano.

Através destas páginas, todas feitas à nanquim e aquarela, apresenta-se Agostim (personagem ficcional), um jovem plebeu português, atravessando sua adolescência na Portugal do século XV, em pleno alvorecer da Era das Navegações.

Motivado pela vontade de conhecer o mundo, Agostim parte de sua casa em busca de aventuras, travando contato com reis, ladrões, fidalgos, belas donzelas e cavaleiros de antigas ordens secretas. Também cruza caminho com personagens ilustres de nossa História, como Bartolomeu Dias, Pedro Álvares Cabral, o rei D. Manuel, dentre outros. As linhas do destino do jovem aventureiro Agostim vão amadurecendo gradativamente sua mente e seu coração, finalmente levando-o a embarcar em uma das caravelas que compõem a frota que aportou no Brasil pela primeira vez no ano de 1500.

Utilizando-se de um estilo narrativo que lembra muito os antigos contos de fadas e os quadrinhos clássicos de aventura, André Caliman revisita, através dos olhos de um personagem ficcional, episódios reais História de Brasil e Portugal, e também de países vizinhos, todos prestes a sair da longa Idade Média.

Além da proposta de publicar duas páginas por semana neste blog, pretende-se também imprimi-las e expô-las, também semanalmente, no espaço da Gibiteca de Curitiba, em um espaço personalizado, durante todo o período de publicação proposto.

Para diversificar a visualização e leitura da obra, esta também está sendo publicada simultaneamente no INSTAGRAM.

(https://www.instagram.com/as.andancas/)

A equipe completa do projeto é composta por:

Roteiro e Arte: ANDRÉ CALIMAN MIGLIAVACCA

Revisão de texto: MELINA ARINS

Historiador-Consultor: MAURÍCIO NOBORU OUYAMA

Diagramação: ANDRÉ CALIMAN e GUSTAVO RAVAGLIO

Curadoria de exposição: ROGÉRIO BEALPINO

Fotografias da exposição e eventos de contrapartida: ANDRÉ OLIVEIRA